sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vegetarianismo: como começar?

Mudar os hábitos alimentares não é uma decisão fácil e colocar em prática é mais difícil ainda. Isso se aplica, é claro, para a maioria dos mortais. No entanto, existem pessoas que parece que basta apertar um botãozinho.

Penso que o primeiro passo para se tornar um vegetariano é ter um motivo que seja realmente relevante para você. Não adianta tentar encarar a mudança se você não estiver realmente convencido a isso. Portanto, antes de mais nada, leia bastante, se informe e reflita. Pense, principalmente, nos benefícios que uma mudança como esta trará para a sua saúde e sua vida. E caso você também se comova com a questão do sofrimento dos animais, use isto como uma ferramenta de incentivo cada vez que você se sentir tentado.

A introdução ao vegetarianismo deve ser gradual, de forma que permita ao seu organismo o tempo necessário para se adaptar às mudanças impostas na sua alimentação. Eu, particularmente, decidi excluir primeiro carnes provenientes de aves, vaca e porco. A parte mais difícil para mim está sendo excluir os peixes e os frutos do mar (que sempre fui fã, admito). Cada um terá a sua dificuldade e, por isso, é importante ressaltar que não existe uma regra ou um passo a passo a ser seguido. É importante que VOCÊ encontre a forma que tornará esta etapa de exclusão dos alimentos mais fácil, analisando suas perferências.

Dicas para uma transição alimentar mais tranquila:

1) Pesquise a respeito do assunto. A informação será a ferramenta mais importante neste momento de mudança.

2) Reflita a respeito das questões envolvidas na sua decisão, como os animais, o seu corpo, sua saúde, a questão ambiental, entre outras.

3) Converse com vegetarianos e esclareça com eles suas dúvidas e discuta pontos de vista. 

4) Estabeleça metas e cumpra-as.

5) Vá para cozinha, aprenda receitas vegetarianas. Existem muitos livros e sites que disponibilizam receitas muito saborosas. Isto pode facilitar a sua adaptação.

6) Prepare-te, mais do que tudo, psicologicamente, pois você enfrentará resistência de familiares e amigos. Mas evite estresses, seja firme e prepare-se com argumentos contra os possíveis questionamentos que surgirão.

0 comentários:

Postar um comentário

© F a l a B i o l a, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena